Doenças que eram consideradas tipicamente femininas, também podem aparecer nos homens
As mulheres têm o hábito de ir ao médico, enquanto os homens têm o hábito de adiar as visitas aos consultórios. O sedentarismo, o sobrepeso e a má alimentação podem ser grandes inimigos dos deles, pois a chance de desenvolver doenças é maior, principalmente quando são doenças associadas à elas.
Câncer de mama
Os homens podem sim ter câncer de mama. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com a doença, um homem recebe a mesma notícia. Para os homens, as alterações podem ser mais fáceis de identificar, mas a falta de informação pode levar a um diagnóstico tardio. Hábitos alimentares, histórico familiar, obesidade e mau hábitos alimentares são os fatores de risco, além de anabolizantes e alcoolismo. Os sintomas mais comuns são caroços ou feridas ao redor dos mamilos.
Estrias
Para os homens pode não ser um problema tão grande quanto para as mulheres. Elas estão associadas ao ganho de peso ou crescimento acelerado dos músculos. É comum surgirem no dorso e nos braços. Apesar de não eliminarem as estrias completamente, cremes, lasers e peeling podem suavizar as marcas deixadas por elas na pele. O ideal é prevenir com hidratação.
Varizes
Atinge um homem a cada quatro mulheres entre 30 e 50 anos. No caso dos homens, o aparecimento da doença é favorecido com sedentarismo, maus hábitos alimentares e obesidade. O tratamento pode ser prejudicado com diagnóstico tardio. Dores nas pernas e peso ao caminhar podem ser sinais da doença. O tratamento pode ser apenas aplicações de medicamentos a cirurgia a laser.
Hemorroida
As hemorroidas são outra forma de varizes. Portanto, se um paciente tem varizes, a chance dele ter hemorroida são maiores. O paciente deve ficar atento a qualquer desconforto e procurar atendimento médico, a fim de evitar a cirurgia. Os sintomas são dores ao sentar e incomodo ou presença de sangue ao evacuar. O tratamento pode ser feito através de pomadas, repouso, ingestão de água e fibras e até cirurgia.
Os rapazes precisam ficar atentos a qualquer alteração no corpo e procurar ajuda sempre que necessário. As mães, namoradas, esposas, filhas e amigas podem ajudar e até convencê-los a fazer uma visita ao médico.
Fotos: Reprodução