Tomie Ohtake – 100 anos de arte

Agenda Cultural|Arte|Cultura

Exposição na Galeria Multiarte comemora o centenário da artista plástica japonesa Tomie Ohtake

Tomie_Ohtake_1

A artista Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, em 1913, e teve uma carreira muito curiosa. Só começou a pintar aos 40 anos e, ao naturalizar-se brasileira, na década de 1960, contribuiu muito para solidificar o caráter abstrato e informal de seu trabalho. Ao longo do tempo, ela foi modificando a imaterialidade até substituí-la pelo estudo da forma-cor.

A presença da artista nos espaços nacionais e internacionais só se amplia, e isso pode ser ilustrado pelas 5 vezes em que esteve na Bienal Internacional de São Paulo, e por suas diversas exposições, individuais e coletivas. Especialmente no Brasil, ela alcança uma popularidade singular, difícil de ser conquistada por um artista plástico.

Tomie

Tomie recebeu muitas críticas positivas, e hoje possui um centro cultural com seu nome, o Instituto Tomie Ohtake, uma homenagem ao seu incrível trabalho. Não é à toa que Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, pois seu trabalho é, com certeza, uma dádiva a ser oferecida ao mundo.

A exposição Tomie Ohtake chegou ontem a Fortaleza. A exposição é gratuita e seguirá até o dia 17 de dezembro. A última amostra individual de Tomie na capital cearense foi há 20 anos, dedicada aos seus trabalhos gravuristas. Vale a pena dar uma olhada nessa exposição, pois além de gravuras, Tomie traz pinturas e esculturas.

Serviço
Exposição Tomie Ohtake – Pinturas recentes
Data: até 20 de dezembro, na Galeria Multiarte
Endereço: Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota.
Contato: (85) 3261-7724.
galeriamultiarte.com.br

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter