Família de Lasar Segall doa 110 obras para Museu

Arte|Cultura

Museu Lasar Segall recebe 110 novas obras doadas pelo neto do artista que dá nome à instituição

museu 2

Na ultima sexta-feira (29), o Museu Lasar Segall aumentou seu acervo significativamente. O neto do pintor, escultor e gravurista brasileiro, nascido na Lituânia, que dá nome à instituição, doou 110 obras de um dos pioneiros da arte moderna no Brasil.

Em evento foi marcado pela emoção, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, ressaltou a grandeza da doação e o inestimável valor artístico do conjunto doado, agora aberto à fruição de toda a população. “Esse gesto demonstra a importância de se aprender com a família o valor da Cultura”, declarou.

As obras doas pertenciam à coleção particular de Mario Segall, incluindo 12 pinturas, sendo quatro sobre tela e oito sobre papel, 18 gravuras e 80 desenhos. Um dos destaques é o Autorretrato IV, de 1930, um óleo sobre tela, obra pouco divulgado e de inestimável valor para a compreensão da trajetória do artista.

“De minha parte, não fiz nada a mais do que faria meu pai, com quem aprendi que arte só vale se for compartilhada, dividida com potencial para sensibilizar, bem como mexer com os seres humanos a ponto de fazê-los refletir e atuar ativa e criticamente sobre seu mundo”, disse o neto do artista. Mário comentou, ainda, que seu avô tinha o hábito de doar as obras que criava.

E quem ganha com isso é a cultura brasileira!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter