Alunos, professores e servidores das universidades estaduais estavam acampados na Casa há nove dias
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Vale do Acaraú (UVA) receberam da Assembleia Legislativa (AL) do Ceará uma Carta de Compromisso, que, por meio de sua Presidência, Mesa Diretora e liderança do governo, promete levar ao Governador Cid Gomes as demandas das universidades estaduais e mediar uma negociação.
Com o acordo fechado, os manifestantes decidiram desocupar o hall da AL, onde estavam acampados há nove dias, na última sexta-feira (06). De acordo com Roberto César Mendonça, chefe de gabinete da AL, o presidente da Casa, José Albuquerque, agradeceu a dedicação dos envolvidos ao realizarem um desfecho ordeiro e pacífico.
A regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes das instituições estaduais de ensino superior; a realização de concurso emergencial para docentes e servidores técnico-administrativo, assegurando a imediata convocação e posse dos professores já aprovados nos concursos; e a cessão imediata do prédio que seria destinado à Faculdade Tecnológica (Fatec) de Itapipoca à Uece, com a garantia da conclusão da obra e dos equipamentos necessários, entre outras reivindicações, estão presentes na carta de compromisso.
Além da Presidência, subscrevem a carta compromisso o vice-presidente Tin Gomes (PHS); Rachel Marques (PT), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Eliane Novais (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; e o líder do Governo, José Sarto (Pros).
Depois de todas as ações realizadas, a Assembleia Legislativa comprometeu-se, ainda, se reunir com o comando de greve das universidades estaduais até o dia 12 de dezembro, para pautar o que ficou acertado com o Governador.
Para o professor Eudes Baima, a atitude da AL simboliza o início de uma boa negociação. “Essa carta compromisso é uma vitória pequena, mas uma verdadeira vitória. Saímos de cabeça erguida. Firmeza e disciplina fizeram parte da nossa ocupação visando à conquista das nossas pautas”, ressaltou.
Fotos: Reprodução