Se você gosta de misturar bebidas, entre elas fermentados com destilados, pode ficar tranquilo, pois a culpa da ressaca não é da mistura
De acordo com os cientistas, não é a mistura de tipos de bebidas que te deixa de ressaca, com uma sensação de mal estar generalizado, dor de cabeça e uma leve “vontade de morrer”. O que te deixa assim é o teor alcoólico das bebidas e a quantidade que você bebe. O excesso ingerido que o corpo não consegue metabolizar é a causa da intoxicação alcoólica.
A ressaca é basicamente a falta de glicose no sangue. Quando o nível de açúcar no sangue está baixo, o cérebro sofre as consequências e o seu desempenho fica prejudicado. É o fígado que armazena e distribui a glicose para o corpo, mas na hora da bebedeira ele está ocupado metabolizando o álcool ingerido e a missão de controlar o açúcar falha.
O álcool é diurético e a ressaca também está associada a desidratação e perda de sais minerais pela urina. Portanto, se você quer evitar o mal estar do dia seguinte uma boa dica é se hidratar bastante antes ou intercalar copos de agua com drinks durante a noite. Outra sugestão é ingerir carboidratos logo após beber. Pães integrais com um sucos de frutas são ótimas opções.
Fotos: Reprodução