Design arrojado

Comportamento|Decoração

Estúdio brasileiro vence prêmio internacional de design e arquitetura

casa_rex_fgmf_arquitetos__fotos_rafaela_netto_40

Assinada pelo trio Fernando Forte, Rodrigo Marcondes Ferraz e Lourenço Gimenes (sócios do FGMF Arquitetos), a Casa Rex é a sede de um estúdio de design gráfico com escritórios em São Paulo e Londres. A residência da década de 40 serviu de cenário para mais um projeto brasileiro de arquitetura premiado internacionalmente.

Eleita o melhor projeto de 2013 pelo IIDA (International Interior Design Association) na América Latina e no Caribe, a reforma dessa antiga casa teve três elementos principais: a fachada externa, a área combinada de recepção, reuniões e exposição de projetos, e a área de estúdio, um espaço aberto onde todos trabalham em conjunto.

casa_rex_fgmf_arquitetos__fotos_rafaela_netto_25

A principal característica do projeto é o uso de materiais de demolição e infraestrutura. A fachada, por exemplo, foi feita com pedras e britas utilizadas na contenção de barrancos em estradas . Por dentro, na área de recepção e reuniões, demolições ajudaram a criar uma espécie de percurso em meio às ruínas, junto com espaços livres para a exposição dos projetos do escritório.

Na área do estúdio, uma parede de fundo foi feita com peças de concreto pré-moldadas, geralmente utilizadas para a canalização de córregos. Os módulos servem tanto como estande, como ajudam a apoiar os lances de escada que liga o estúdio à sala do diretor.

casa_rex_fgmf_arquitetos__fotos_rafaela_netto_7

“Através de uma mistura perfeita entre o áspero e o elegante, a Casa Rex alcançou um ambiente único. A justaposição de sua área de recepção e o estúdio propõe uma viagem rica através do espaço, resultando em um efeito global que é vibrante e inovador”, explica Jaime Velez, jurado da premiação ocorrida em Miami nesta semana.

 

Fotos: Reprodução/GQ Brasil

Inscreva-se na nossa newsletter