O mal de Alzheimer é uma doença muito complicada, pois não tem cura e, além disso, ela acaba ocasionando muita tristeza para familiares e amigos de pacientes, afinal ela é degenerativa, e não é fácil ver alguém que você ama esquecendo pouco a pouco todas as lembraças de uma vida inteira! Pensando nisso, novos estudos foram divulgados nesta semana, apresentando maneiras de prevenir essa doença!
De acordo com um grupo de pesquisadores americanos, é possível previnir esse mal a partir do controle de fatores de risco, como falta de exercício, pressão alta, fumo e obesidade. Os pesquisadores desenvolveram um modelo matemático baseado em sete condições ou tipos de conduta que explicam metade dos 35 milhões dos casos de mal de Alzheimer em todo o mundo.
As condições que serviram de base para o modelo matémático foram: fumar, depressão, baixo nivel educacional, diabetes, falta de exercício, excesso de peso e pressão alta. Os pesuisadores afirmam também que o analfabetismo, por exemplo, evita que o cérebro se desenvolva como deveria, e as pessoas com baixo nível de escolaridade contam com menor reserva mental para etapas posteriores da vida. A pesquisa liderada por Deborah Barnes, professora adjunta do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Por isso, a melhor maneira de previnir inúmeras doenças é se cuidando, praticando exercícios e tentando levar uma vida o mais saudável possível!
Foto: Reprodução