Restrições alimentares estão intimamente ligadas a danos à saúde
Estudos já comprovaram que as dietas da moda, com restrições alimentares podem causar danos à saúde. Além de causar carência de nutrientes necessários também pode elevar os riscos de doenças do coração. A rápida perda de peso necessariamente não significa emagrecimento, pois nem sempre há perda de massa gorda. São difíceis de serem mantidas a longo prazo e não é uma alimentação balanceada.
Os prejuízos para o corpo vão desde psicológicos até físicos. Como os planos alimentares são largados rapidamente, a tendência é o ganho de peso também rapidamente. E esse efeito “sanfona” causa problemas emocionais e afeta o organismo de maneira prejudicial. A privação de nutrientes específicos e o jejum causam respostas indesejadas no corpo, como lentidão do metabolismo.
Excluir carboidratos não é a melhor opção, pois a tendência é aumentar a ingestão de outros alimentos como proteínas e gorduras, destaque para as saturadas. E esse consumo descontrolado de alimentos ricos em gordura pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável. Não acreditar em dietas milagrosas e focar na saúde. Quando a atenção volta-se para o bem-estar do corpo e da mente, incluindo atividades físicas e bons hábitos alimentares, o resultado logo aparece.
Fotos: Reprodução