Quando se trata de dinheiro, planejamento é importante. Confira o calendário do que você tem que pagar durante o ano!
Se você não tiver planejamento, perder o controle pode ser bem fácil. Por isso, listamos o que tem que ser pago mês a mês para você não perder o controle e ficar endividada e ainda poder programar as próximas contas. Fique atenta!
Janeiro é mês de impostos, como IPTU e IPVA. O imposto cobrado pelas prefeituras relacionados à moradia pode ser parcelado em até 12 vezes. Pagando à vista, você consegue um bom desconto. Que tal fazer um esforço e ficar livre da cobrança? Com o IPVA a lógica é a mesma: pagamento à vista é mais vantajoso.
Em fevereiro, é hora das tão esperadas promoções de verão, mas também é o mês do imposto de renda. A melhor época para comprar roupas de verão é entre o natal e o carnaval, pois todo mundo gastou muito no final do ano ou está economizando para viajar no feriado, assim as lojas organizam promoções.
Também é em fevereiro que começa o prazo para a fazer a declaração de imposto de renda e vai até abril. Mas quem faz antes, recebe a restituição antes. Para quem tem filhos, também é o momento de se preocupar com material escolar, fardamentos e livros.
Maio é hora de economizar com o combustível. O preço do álcool varia de acordo com o valor da cana de açúcar, matéria-prima do combustível. A colheita começa em maio e portanto o preço baixa cerca de 25%. Mas como o álcool tem um rendimento menor, só compensa utilizá-lo quando o preço do litro custa no máximo 70% do valor da gasolina.
Quer economizar nas viagens? O melhor jeito é ir ao destino na baixa temporada, quando ele recebe menos gente e os preços dos pacotes caem 20%. Para viagens nacionais, os melhores meses são março, junho, agosto e novembro.
Julho também é temporada de promoções, só que internacionais. No hemisfério norte, também é época de férias, mas de verão. As temperaturas altíssimas tiram as pessoas do país e o consumismo diminui, obrigando as lojas a fazerem promoções que os brasileiros podem aproveitar pela internet. Já o mês de agosto, é a temporada das liquidações de inverno.
Setembro é o mês que o movimento nas academias e clinicas de estéticas cai e portanto é hora de você começar e agarrar as promoções, dadas para atrair novos clientes. Outubro é o mês de alugar as roupas para a festa de fim de ano. Com três meses de antecedência, você consegue bons descontos e os melhores modelitos. Algumas lojas de aluguel tem serviço de ajuste e assim você não precisa se preocupar caso emagreça ou ganhar um quilinho.
Novembro é mês de Black Friday. Na última sexta-feira do mês, sempre após o feriado de ação de graças, os Estados Unidos fazem uma megaliquidação e levam multidões as compras. E é possível conseguir aproveitar pela internet os descontos que chegam a 70%. No Brasil, a prática tem se espalhado, mas ainda há muitas reclamações sobre o evento.
No último mês do ano, é hora de trocar o carro, pois as lojas estão querendo se livrar dos modelos do ano atual para garantir espaço para os modelos do ano seguinte. Os descontos são de 20% no mínimo. Programe-se e boa economia em 2014!
Fotos: Reprodução