Assembleia-geral está marcada para próxima quinta-feira, a fim de decidir os rumos da paralisação
Pontos importantes das reivindicações dos grevistas foram acertados ontem (13) num encontro entre o comando de greve, parlamentares e o governador Cid Gomes. Uma assembleia-geral está marcada para a próxima quinta-feira (16), a fim de decidir os rumos da greve. Se as propostas forem aceitas, a paralisação será encerrada no dia seguinte.
A greve teve início em setembro de 2013 e afeta cerca de 40 mil estudantes das Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Vale do Acaraú (Uva).
As reivindicações são por melhoria em diversas deficiências estruturais e salariais (no caso dos servidores). Com a reunião de ontem, alguns pontos ficaram acertados, como edital para concurso de professores efetivos, regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento dos servidores, investimento de R$ 30 milhões para infraestrutura das universidades e ampliação do campus de Itapipoca da Uece, que deve receber 22 novas salas de aula e novos cursos.
Para o professor Eudes Bayma, vice-presidente do Sindicato dos Docentes da Uece, após a reunião de ontem o cenário é positivo. “Tivemos um avanço considerável nas negociações. Não vou dizer que elas (as reivindicações) foram completamente atendidas, mas posso dizer que foram amplamente atendidas”, afirmou, dizendo ainda que “tão logo a greve seja suspensa, o acordo deve ser transformado em um documento, assinado por um representante do governo”.
Foto: Reprodução