O sabor doce e delicado do pêssego já é ótimo do jeito que veio, mas ele tem mais benefícios do que uma alimentação saudável e gostosa
Além de se consumido naturalmente, pode incrementar tortas, saladas e assados e outros pratos. A fruta é rica em fibras, sais minerais, vitaminas e regula o ácido úrico e ajuda a regular o intestino. E ainda ajuda a prevenir infecções. Deixe as latas de pêssego em calda para outro dia e aprenda a consumir a fruta fresca, disponível nessa época do ano.
Também é uma das frutas mais recomendadas por nutricionistas quando se fala em emagrecer, pois tem baixo teor de calorias e atua no organismo como laxante e diurético. Também ajuda a limpar os rins e a vesícula biliar.
Para ter uma pele de pêssego, consuma a fruta pois ela retarda o envelhecimento, nutre o organismo com beta-caroteno e vitaminas C e B12. O efeito antioxidante da frutas anula a ação dos radicais livres, inibindo o desenvolvimento do câncer, da catarata e do Alzheimer e outras doenças degenerativas. Reduz também a formação de linhas finas e rugas na pele. Esfregar um pouco de pêssego na pele é uma ótima maneira de desfazer a pele morta e permitir que as enzimas do pêssego nutram e refresquem sua pele.
No Brasil, a época de colheita da fruta começa no final de agosto e vai até fevereiro. Tem em média 36 calorias por unidade e vai bem em receitas doces e salgadas. Que tal aprender algumas receitas com a fruta?
Ingredientes:
300 g de massa folheada laminada congelada
12 pêssegos maduros
150 g de amêndoas laminadas torradas
Farinha de trigo para polvilhar a bancada
2 colheres de sopa de suco de limão
Caramelo:
250 g de açúcar
150 g de manteiga
chantilly batido e perfumado com raspas de 1 limão-siciliano ou sorvete para acompanhar
Modo de preparo: Abra a massa e corte um circulo com diâmetro de 3 cm maior que a fôrma. faça furos na massa para impedir que ela cresça muito. Reserve na geladeira. Descasque o pêssego e corte os em quatro pedaços. Espalhe o suco de limão sobre eles. Preaqueça o forno a 180°C. Em uma panela, derreta o açúcar lentamente, sem dourar muito. Adicione manteiga aos poucos e misture com cuidado. Espalhe o caramelo por toda a fôrma, com cuidado. Distribua sobre ele as fatias de pêssego, encaixando uma na outra até preencher todo o recipiente. Leve ao forno por 20 minutos. Retire a massa da geladeira e a fôrma do forno. Forre a fôrma com a massa, encaixando as bordas em torno do pêssego. Volte para o forno e asse por mais 30 minutos. Quando a massa estiver dourada, retire do forno. Vire a fôrma sobre um prato grande. Polvilhe a tatin com amêndoas laminadas tostadas e sirva quente ou fria, acompanhada do creme de chantilly ou sorvete.
Ingredientes:
1 pacote de biscoito champagne (180grs)
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Creme:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 gema
1 colher (sobremesa) de margarina sem sal
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de creme de leite
1kg de pêssegos frescos sem pele picados
Modo de preparo: Para o creme, no liquidificador, bata o leite, o leite condensado, a gema, a margarina e o amido de milho até ficar homogêneo. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo, até engrossar. Retire do fogo, adicione o creme de leite, o pêssego (reserve alguns para decorar) e misture. Em uma taça grande, intercale camadas de biscoito umedecidos na mistura de leite com a baunilha e de creme de pêssego, terminando em creme de pêssego. Decore com o pêssego reservado e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Sirva em seguida.
Fotos: Reprodução