O que o Brasil pode aprender com Bogotá

Comportamento|Estilo de Vida

Bogotá tem os mesmos problemas que as grandes cidades brasileiras, mas pode nos ensinar sobre urbanismo, cidadania, transporte coletivo e até decisões erradas 

bogota_nopatio

Capital da Colômbia, Bogotá é comparada às cidades europeias desde os anos 2000. O clima é de montanha, os prédios baixos, padronizados, com muitos parques e ciclovias estavam sempre cheios nos bairros mais chiques da cidade. Já os bairros mais pobres não tinham asfalto e saneamento. No entanto, passou a ser exemplo para os vizinhos de uma cidade que tinha muitos problemas e conseguiu se reinventar.

Desde 2010, os bogotanos acreditam que a cidade vem piorando por conta de um problema muito conhecido dos brasileiros, a falta de continuidade das prefeituras. Para quem acompanha de longe, é possível ver os bons exemplos e aprender com os erros da cidade. Dá para mudar uma cidade para melhor em pouco tempo.

As ciclovias foram o começo e chegaram até a periferia. São mais de 367 km ao longo de toda a cidade, inclusive na periferia. Campanhas de cidadania para educar os habitantes, construções de parques e bibliotecas e programas de combate a pobreza deram continuidade ao plano de reinventar a cidade. Mais de mil parques foram construídos no momento de reurbanização da cidade e eles estão sempre cheios e bem cuidados. Bibliotecas foram construídas nos bairros pobres.

bogota2_nopatio

Logo depois, foi a vez do sistema de ônibus ganhar uma reforma, copiado de Curitiba. O sistema de ônibus da cidade, o Transmilênio, andam apenas nas grandes avenidas, em vias separadas, com entrada pelo canteiro central não deu certo, pois estão sempre lotados. O problema é Bogotá viveu uma era de expansão da população nos últimos 20 anos, foi 35% de crescimento. Para a assessora do gabinete do atual prefeito, “o Transmilênio é vítima do próprio sucesso”. Isso porque a cidade está sempre cheia.

Infelizmente, se as decisões políticas não forem continuadas, é possível perder o ritmo com tanta rapidez como a implantação das medidas. Bogotá serve de exemplo para o futuro das cidades brasileiras, com o que deu certo e errado também.

 

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter