Orquestra Jovem de Paquetá, que faz parte de um projeto de capacitação artística e cultural com a música sinfônica tocará na Alemanha
Vinte jovens de 13 a 22 anos, moradores da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara formam a Orquestra Jovem de Paquetá, já estão com as malas prontas para embarcar no próximo sábado à Alemanha para realizar uma turnê em algumas cidades por lá.
Além das apresentações das obras de compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernández, Sivuca, Tim Rescala e Tom Zé, os jovens vão interagir com músicos locais e participar de um ensaio aberto da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiadas do mundo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9Bhre5pCd0Y[/youtube]
A formação do grupo musical teve início no ano 2000. “No começo, os jovens eram conhecidos como os Flautistas de Paquetá, mas aos poucos, com a entrada de outros instrumentos, foi se definindo a orquestra”, conta o coordenador do projeto, José Lavrador. Segundo ele, os jovens músicos chegaram a um nível de maturação que os capacita para a turnê.
Um viva à arte musical brasileira!
Foto e vídeo: Reprodução