540,4 mil doses estarão disponíveis a partir do dia 10 de março no SUS
O Ceará começará a prevenir o câncer de colo do útero, imunizando 257,3 mil adolescentes entre 11 e 13 anos, ao longo de 2014. Isso porque o Estado receberá 540,4 mil doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 10 de março.
Segundo o Ministério da Saúde, em campanha lançada ontem (22), foram adquiridas 15 milhões de doses para o primeiro ano de vacinação. Ela estará disponível nos 36 mil postos de rede pública durante todo o ano de 2014.
3 doses deve ser tomadas por cada adolescente, para que a proteção seja completa, sendo a segunda 6 meses depois e a terceira 5 anos após a primeira dose. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. Com isso, o Ministério da Saúde tem como meta atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas.
O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Foto: Reprodução