Mostra reúne artistas japoneses busca diálogo com Brasil
O escritor japonês Takeshi Kaiko lançou, em 1978, um livro sobre as aventuras da pesca na Amazônia. Opa! logo se tornou um best-seller e os japoneses adotaram a expressão de surpresa tão fácil de ser pronunciada. A palavra que transcendeu idiomas dá nome agora a uma exposição que pretende aproximar os dois países. Opa! Uma grande revelação é uma exposição conjunta de dois grandes artistas japoneses com uma paixão em comum pelo país Brasil.
Juntos, a estilista Junko Koshino e o artista plástico Go Yanagi criaram uma série de obras em que a colaboração é fluida e espontânea. Tecidos, desenhos e telas acrílicas receberam a missão de diluir fronteiras e aproximar duas nações tão distantes territorialmente.
Para Yanagi, que tem obras no acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Brasil é o berço de sua produção cultural. Depois de ter consolidado sua carreira no Japão, ele volta ao país que tem como segunda pátria. Koshino, sempre destacada por sua personalidade marcante, sempre foi apaixonada pela cultura da América Central e América do Sul. A mostra tem como subtítulo “Um novo olhar para a amizade Brasil – Japão”. “Queremos levar nossa mensagem de amizade para com o Brasil, país com o qual temos uma inusitada relação”, revela a estilista.
A exposição conta com uma participação especial de crianças japonesas das províncias de Miyagi e Fukushima, ambas afetadas pelo terremoto e tsunami que atingiu o Japão em 2011. Elas foram convidadas a desenhar livremente em cartolinas cortadas em formato de caracol, mostrando a visão que tinham de suas rotinas. Junto com crianças brasileiras de Kanagawa e Gunma, que também fizeram os trabalhos, elas produziram o projeto denominado Operação Caracol, que estará exposto na mostra.
Uma homenagem à artista Tomie Ohtake, que celebra seu centenário neste ano, foi feita na abertura da exposição, em 23 de janeiro. A mostra fica em cartaz até março, quando se completam três anos do acidente nuclear de Fukushima.
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – Entrada pela rua Coropés, Pinheiros – São Paulo.
De 23 de janeiro a 16 de março de 2014.
Fotos: Reprodução