Potência máxima

Comportamento|Estilo de Vida

Descobertas da neurociência ajudam a você melhorar a sua capacidade cerebral, deixando mais ágil, eficiente e obediente 

cerebro2_nopatio

Todo mundo acredita que o cérebro é o nosso aliado, nós o comandamos e ele nos ajuda a executar todo tipo de tarefa, dando os comandos para o corpo, certo? O que a ciência descobriu recentemente é que na verdade, não é bem assim. O cérebro é capaz de nos enganar e nós não sabíamos disso. Depois de descoberto isso, a ciência encontrou formas de colocá-lo na linha. A neurociência e a psicologia trabalham em formas para deixar o cérebro mais rápido e esperto.

E os resultados já estão nos livros. Na obra Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, do psicólogo comportamental Daniel Kahneman, ele apresenta até onde a mente é controlada pela intuição. “A mente intuitiva é a autora secreta de muitas das escolhas que fazemos”, afirma. Ele observou como os níveis de açúcar no sangue podem interferir em decisões que aparentemente são racionais.

O livro Força de Vontade – A Redescoberta do Poder Humano, dos psicólogos Roy F. Baumeister e John Tierney acredita que “fazer mudanças pequenas pode ajudar você imensamente”. O livro explica como um armário desorganizado ou um furo na meia podem ser o que não deixa você avançar.

cerebro_nopatio

No livro How Creativity Works, de John Lehrer, o autor se aprofundou em pesquisas complexas que comparavam as ondas cerebrais do lado direito do cérebro a momentos de genealidade e chegou a uma descoberta bem simples: a melhor maneira de estimular os momentos de genialidade é relaxar.  “Eu queria descobrir maneiras de aprimorar nossa criatividade”, afirma.

O poder da neurociência é muito grande e pode ser o tratamento do futuro. Já há evidências de que passar sinais elétricos fracos pela cabeça melhora o desempenho. Soldados que foram submetidos ao tratamento, ficaram mais rápidos e duas vezes mais ágeis para reconhecer o perigo.

E já é possível estimular o cérebro. Pequenos atos de disciplina tem o poder de aumentar a força de vontade. Se estiver com preguiça de ir a academia, resista e vá mesmo assim. Quanto mais você repete, mais fácil fica levantar da cama toda manhã. Encare o fracasso, reveja seus passos e encontre os erros sem ficar nervoso ou angustiado.

Tenha momentos de descanso, deixe a mente delirar, isso te dará momentos de inspiração. A alimentação também é aliada do cérebro, deixando-o mais inteligente, como mirtilos, que reduzem a perda de memória, amoras-pretas, que melhoram a agilidade mental, brócolis, melhora a função cognitiva, salmão, luta contra o Alzheimer e outras doenças, abacate, promove o fluxo de sangue para o cérebro e mantendo sua atividade alta e sementes de abóbora, que ajudam na capacidade da memória.

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter