Os números foram apresentados hoje pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
De acordo com os dados apresentados hoje (18) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as obras incluídas na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) permitiram o aumento da capacidade do parque gerador de energia no Brasil em 10,2 mil megawatts.
As usinas hidrelétricas de Jirau (3,75 mil MW) e Santo Antônio (3,15 MW), ambas no Rio Madeira, em Rondônia, estão em operação gerando 1,27 mil MW e estão entre os empreendimentos do programa. 31 linhas de transmissão também foram incluídas pelo PAC2, totalizando 9,8 mil quilômetros de extensão, e 32 subestações. Também fazem parte das ações a interligação Madeira-Porto velho-Araraquara e a interligação Tucuruí-Macapá-Manaus.
Ainda, de acordo com o balanço, 26 empreendimentos em exploração e produção de petróleo foram concluídos através do programa, além de 18 em refino e petroquímica, oito em fertilizantes e gás natural e dois em combustíveis renováveis. O balanço afirma também que 24 campos de petróleo iniciaram a produção em 2013 e que a refinaria Abreu e Lima (PE) está com 84% das obras concluídas e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), com 66%.
Foto: Reprodução