Pesquisa americana revela o perfil dos consumidores que estão superconectados
Os consumidores superconectados já são um grupo considerável da população: são um terço da dos internautas da América Latina (Brasil, México, Argentina) e entre 20% e 25% nos países desenvolvidos. Eles influenciam os outros e captam sua atenção para o bem e para o mal. São altamente engajados com serviços de internet e extremamente ativos em redes sociais e comunidades online.
O GfK Roper Reports Worldwide Study, estudo realizado pela GfK, a quinta maior empresa de pesquisa do mercado, foi produzido em 25 países, ouvindo mais de 1500 pessoas com mais de 15 anos. A pesquisa na América Latina foi online.
De acordo com o estudo, os consumidores dificilmente dão uma segunda chance à marcas e empresas. Se não estão satisfeitas com o produto ou serviço, mudam para outra marca. Em nível global o percentual de migração é de 64%. Por outro lado, estão satisfeitos com a marca a tendência é serem leais e influenciarem outros consumidores.
Eles têm forte ponto de vista, são curiosos, estão sempre a procura de informações, postam e tuitam com frequência suas opiniões sobre produtos. Cerca de 32% dos consumidores superconectados postam reviews de produtos, globalmente. Na América Latina, o índice sobe para 39% e no Brasil o percentual é de 49%.
Ainda sobre as resenhas de produtos, os superconectados também são considerados ainda mais influenciadores por terem o hábito de ler esse tipo de conteúdo: 46% em nível mundial, 45% na América Latina e 56% no Brasil.
Os consumidores superconectados estão cientes do que é novo e não querem ser deixados para trás, principalmente quando se refere a tecnologia. A intenção desses consumidores é ter uma vida mais simplificada, fazendo uso de sistema de navegação para encontrar um caminho e aplicativos que tenham utilidade no dia a dia.
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