“12 Anos de Escravidão”, de Steve McQueen, é o grande favorito para o Oscar 2014
O objetivo do filme não é agradar e sim mexer com o interior de quem assiste, incomodar e fazer refletir. Depois de muitos filmes com a mesma temática, 12 Anos de Escravidão era o que o cinema estava precisando. O longa concorre a 9 estatuetas no Oscar 2014 e é o grande favorito. A história é baseada no livro de memórias de Solomon Northup, de 1853.
Northup (Chiwetel Ejiofor), escravo liberto, vive uma vida agradável em Nova York até ser brutalmente sequestrado e vendido como escravo, vendo-se obrigado a ficar longe de sua família, que nem sabe se ele ainda está vivo.
Inicialmente, trabalha para um senhor de “boa índole”, mas problemas financeiros o levam a trabalhar na casa de um mau caráter Edwin Epps (Michael Fassbender). Sua vida não será fácil, pois ele é um negro letrado e toca violino o que despertará a fúria de muita gente.
Em meio a vida complicada de escravidão, ele tenta viver escondendo suas habilidades e fazendo laços com pessoas que estão na mesma situação. Apenas 12 anos depois, ele é resgatado com ajuda de um forasteiro, o advogado revolucionário Bass (Brad Pitt).
O filme desperta no telespectador um olhar atual sobre a perda de liberdade em tempo não tão distantes, pois os resquícios dessa realidade continuam na forma de preconceito e pobreza. Além da temática intrigante, o filme foi produzido por Brad Pitt e escrito por John Ridley. Os atores escolhidos não são tão conhecidos do público e contam com a condução inteligente de McQueen.
Confira o trailer de 12 Anos de Escravidão:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bAbIf0VUqCs[/youtube]
Fotos: Reprodução