O premiado espetáculo carioca “O Filho Eterno” ficará em cartaz de 13 a 16 de março na CAIXA Cultural Fortaleza
A partir desta quinta-feira (13), a CAIXA Cultural Fortaleza recebe o espetáculo carioca O Filho Eterno, estrelado por Charles Fricks, dirigido por Daniel Herz e adaptado por Bruno Lara Resende. Em cartaz desde junho de 2012, o monólogo coleciona vitórias, como o Prêmio Shell (melhor ator para Charles Fricks e melhor direção de movimento para Márcia Rubin), o Prêmio APTR (melhor ator) e o Prêmio Orilaxé (Afroreggae) na categoria Teatro para Daniel Herz.
Realizado pela Companhia Atores de Laura, do Rio de Janeiro, a peça teatral mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade. Frases de impacto dão o tom poético dessa trama, que aborda muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta.
O espetáculo é uma adaptação do best-seller homônimo de Cristovão Tezza. “A intenção foi preservar a qualidade literária do texto e ser fiel ao espírito do personagem, a despeito dos inevitáveis cortes e das mínimas alterações destinados a imprimir teatralidade à narrativa. A grande dificuldade foi exatamente ter de sacrificar tanto do livro e não perder a riqueza e poesia do original”, afirma o roteirista Bruno Lara Resende.
Sobre a história, o diretor Daniel Herz conta que ela aborda vários pontos delicados do ato de ser pai. “Muito mais do que a relação de um pai que tem de lidar com o filho, que nasce inesperadamente com síndrome de Down, a história narra as dificuldades da paternidade, o saber lidar com o fato de que você não é mais o centro do mundo. A síndrome é só uma síntese dessas inúmeras dificuldades”, explica Herz.
Esse é o primeiro monólogo encenado pela Companhia de Atores de Laura e partiu da vontade do ator Charles Fricks em encarar o desafio de entrar em cena sozinho. “Sempre estive em cena com vários atores. Fiquei curioso pra descobrir qual o prazer de se estar (aparentemente) sozinho num palco”, explica. Sobre a escolha do livro, o ator afirma que foi um amigo que lhe deu a ideia de adaptar O Filho Eterno para o teatro. “Achava que pra estar sozinho num palco toda noite, teria que encontrar uma história que me movesse. Que me fizesse querer contar aquilo toda noite. ‘O Filho Eterno’ fala sobre a nossa intolerância, nossa dificuldade em aceitar o diferente. E o faz de uma forma aberta, crua e delicada. Isso me comoveu”, completa Fricks.
Oficina “O ator em 1ª e 3ª pessoa”
Além de estrelar o espetáculo, o ator Charles Fricks ministrará a oficina “O ator em 1ª e 3ª pessoa” no dia 15 de março, das 14h às 17h, na CAIXA Cultural Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema). O curso é gratuito e destinado a estudantes de teatro e atores profissionais que desejam expandir o conhecimento sobre a interpretação cênica.
A oficina tem como base a adaptação do romance “O Filho Eterno”, de autoria de Cristovão Tezza, roteirizado para o teatro por Bruno Lara Resende. Charles Fricks, que atua no monólogo, vai explorar o ator como narrador da estória e realizar a leitura dramatizada de cenas do espetáculo. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de março enviando o currículo para o e-mail oficina.atoresdelaura@gmail.com.
Serviço
Espetáculo O Filho Eterno
Com Charles Fricks, direção de Daniel Herz e adaptação de Bruno Lara Resende
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Apresentações: 13 a 16 de março de 2014
Horários: 20h (quinta a sábado) e 19h (domingo)
Bilheteria: R$10 (inteira) e R$5(meia)
Informações: (85) 3453.2770
Oficina “O ator em 1ª e 3ª pessoa”, com Charles Fricks
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Data: 15 de março de 2014 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Inscrições: Currículo para oficina.atoresdelaura@gmail.com
Fotos: Reprodução