Rumo à universidade

Acontece|Ceará

Aumenta o número de alunos da rede pública do Ceará ingressando no ensino superior

universidade_nopatio

Os alunos das escolas públicas do Estado estão cada vez mais ingressando nas universidades públicas e privadas. Só este ano, o número de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) cresceu 77%. Foram 2.481 estudantes da rede estadual que conseguiram ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013.

O resultado positivo deve-se a vários fatores que vão desde a ampliação do sistema de cotas, adotado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012 para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, à dedicação dos estudantes. Somente este ano 60 alunos da rede pública de ensino tiraram o primeiro lugar nos cursos escolhidos, tendo ou não adotado o sistema de cotas.

Atualmente ingressar na universidade pública ou privada não é mais um sonho distante. Através do Enem, além de concorrer a uma vaga nas universidades públicas de todo o país, por meio do Sisu, os estudantes também podem participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) criado em 2005 pelo Governo Federal. Ele adota as notas do Enem, dos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou tenha sido beneficiado com bolsa de estudo em uma escola particular, para concorrem a bolsas integrais ou parciais em instituições superiores. No Ceará foram 846 vagas garantidas em 2013 contra 533 em 2012.

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter