Energia Pré-paga

Acontece|Atualidades

Consumidores poderão optar em obter créditos em energia para gerenciar melhor o gasto de energia

Centron_Farm

Se você é daqueles que tenta controlar os gastos com a energia, mas não sabe como. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou a possibilidade de compra de energia pré-paga. A modalidade será gerenciada pelas distribuidoras que poderão oferecer descontos para aqueles que optarem pelo pagamento pré-pago, assim estimulando os consumidores a aderirem à novidade.

A modalidade só será colocada em prática depois da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e liberação dos medidores de energia que contabilizará o novo tipo de consumo. Para o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a previsão de início para a instalação dos novos medidores seja de até final do ano.

instação_nopatio

As primeiras áreas a serem privilegiadas com o serviço serão definidas pelas distribuidoras de energia, que devem oferecer as duas opções de consumo, a pré e a pós-paga. Ao escolherem a forma pré-paga os créditos comprados não terão prazo de válidade e receberão inicialmente 20 quilowatts-hora (kWh) que podem ser acrescidos com a compra de um novo crédito mínimo de 5 kWh. O novo medidor informará ao consumidor quando os créditos estiverem acabando através de alarmes de luz e sonoros, para que haja tempo de providenciar uma nova recarga.

A medida é vista como positiva pela Aneel, já que optando pela modalidade pré-paga as pessoas poderão gerenciar melhor o consumo  e assim melhorar os índices de inadimplência e evitar as multas e taxas de juros cobradas pelas distribuidoras.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter