A cinebiografia do estilista já pode ser assistida aqui em Fortaleza
Em exibição no cinema do Centro Cultural Dragão do Mar, por conta do Festival Varilux de Cinema Francês, a cinebiografia do estilista Yves Saint Laurent conta a sua trajetória a partir de 1955, ano em que entrou na grande casa Dior, e acompanha a história da criação da marca YSL e a parceria, tanto profissional quanto amorosa, de Yves e Pierre Bergé.
Um dos mais aclamados estilistas da história, Yves Saint Laurent foi responsável pela criação do vestido Mondrian e do smoking feminino, além de ter popularizado o prêt-à-porter, mais conhecido como fast fashion, de modo à oferecer produtos de bom gosto e qualidade à preços mais acessíveis que os da alta costura. O filme contou com reproduções de roupas (algumas das peças são os modelos originais!) e foi filmado no ateliê original do estilista, criando cenas que são muito fiéis às fotografias da época.
Além de contar a história de um dos maiores nomes da moda, outro grande atrativo é a atuação de Pierre Niney, ator que dá vida ao estilista. Com um desempenho impecável, o próprio Bergé foi só elogios, afirmando que houveram momentos em que achava que Pierre fosse o próprio Yves.
Para o papel, o ator fez uma imersão na vida do personagem, o que incluiu aulas de design de moda, costura, desenho e horas de pesquisa nos arquivos da Fundação Pierre Bergé–Yves Saint Laurent. Além disso, foram necessárias sessões com fonoaudióloga para afinar o tom da voz do ator e aulas de expressão corporal, de modo a reproduzir fielmente os gestos típicos do estilista. Mas o resultado é para ninguém colocar defeito.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bXQoO9r_CuY[/youtube]
O filme será exibido no Cinema do Dragão do Mar, na quarta-feira (16) às 19h30.
Fotos e vídeo: Reprodução