De 30 de abril a 4 de maio, a Maloca Dragão traz mais de 70 apresentações artísticas de linguagens diversas
No próximo dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio.
Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes, quando serão apresentados ao público 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação.
O presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encontram todas as tribos”, afirma Linhares.
Segundo Linhares, para celebrar este apogeu da arte e da cultura no Ceará, boa parte da programação da Maloca privilegia apresentações de artistas cearenses, entre nomes já consagrados e alunos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Serão mais de 70 atrações entre música, teatro, dança, audiovisual, hip-hop, infantil e cultura popular distribuídos em seis palcos.
A programação também homenageará 15 representantes que, de acordo com Linhares, compõem a memória afetiva do Dragão do Mar e suas relações com a Praia de Iracema. São eles: Rocilda Lima (Poço da Draga), Ciro Gomes (governador à época da criação do CDMAC), Fausto Nilo (arquiteto do CDMAC), Mário Gomes (artista), Zé Tarcísio (artista), Célio Paiva (Amici’s), Alexandre Veras (Alpendre), Nonato Freire (Coração Materno), Maninha Morais (Ex-presidentes), Pedro Álvares (Besame Mucho), Carri Costa (Teatro da Praia), Rejane Reinaldo (Teatro Boca Rica), Dilson Pinheiro (Domínio Público), Valéria Pinheiro (Teatro das Marias), Elis Regina (funcionária mais antiga do Dragão).
Confira a programação Maloca do Dragão – o encontro de todas as tribos
Fotos: Reprodução