Você perdeu o sono e não entende porque não consegue deitar e finalmente ter as boas horas de sono que necessita
O dia está cada vez mais corrido, temos cada vez mais atividades para fazer nas 24 horas que temos. E em uma tentativa de economizar tempo no dia seguinte, os mais ansiosos deitam na cama já pensando nas atividades que precisam ser feitas na manhã seguinte. Outros preferem repensar em seus atos e decisões tomadas ao longo do dia. Esses dois comportamentos levam muita gente a perder as merecidas e necessárias horas de descanso.
A noite é a hora de relaxar, desligar a mente e deixar que o sono te leve. A insônia e a dificuldade para dormir estão tão comuns que já são consideradas uma epidemia mundial. Na última pesquisa realizada pelo Instituto do Sono em São Paulo, 60% dos entrevistados reclamaram por pelo menos um motivo em relação ao tema.
A causa do problema pode ser comportamental, mas também pode ser um problema de saúde. Tente respirar fundo e saiba onde está errando e se planejar para dar conta de todas as pendências do dia e se permitir horas de sono prazerosas. Um terço da população é atingida pela apneia do sono e é mais frequente a partir dos 30 anos.
O problema provoca interrupções na respiração durante o sono e pode durar de 10 segundos a 1 minuto. O cérebro fica em alerta constante e não permite que a pessoa entre em sono profundo. O coração precisa fazer mais esforço para bombear o sangue e trabalha mais acelerado, chegando a atingir uma frequência parecida com a atingida em uma maratona.
Não se engane com as bebidas alcoólicas. Elas podem te fazer dormir mais rápido, mas impedem que o sono seja profundo, aquele que dá o descanso. Interrompa o consumo 2 ou 3 horas antes de ir para a cama. Os celulares e tablets também são um problema na hora de dormir. Passamos cada minuto livre colados a tela. O estímulo da luz inibe a liberação do hormônio melantonina, fundamental para o início do sono.
A prática de exercício físico ajuda na qualidade do sono, mas quando realizados próximos a hora de dormir podem atrapalhar, pois a atividade ajuda a liberar hormônios e eleva a temperatura corporal, o que deixa a pessoa mais ativa. Uma hora de atividades aeróbicas é o suficiente para perder o sono. A recomendação é malhar pela manhã ou pelo menos 3 horas antes de ir para a cama.
A insônia pode ser melhorada com uma simples reeducação dos hábitos conduzida por um profissional especializado. O paciente aprende como se comportar antes de dormir e em um mês, sem nenhuma medicação, o paciente já percebe uma melhora na qualidade do sono. O importante é não deixar a falta de sono atrapalhar suas atividades diárias. Se achar necessário, procure ajuda.
Fotos: Reprodução