A publicação de José de Ipanema será lançado, pela Editora Porto de Ideias, na Livraria Cultura de Fortaleza
O livro O Ator Radical – Fabulação, Presença e Mito, de José de Ipanema, será lançado nacionalmente pela Editora Porto de Ideias na Livraria Cultura Fortaleza no próximo dia 10 de maio, às 17:00hs, com sessão de autógrafos.
Fruto da dissertação de Mestrado em Artes Cênicas defendida em 2012 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a publicação analisa o trabalho do ator radical a partir de dois espetáculos criados de acordo com os procedimentos da poética Teatro Radical Brasileiro (TRB): A Divina Comédia de Dante e Moacir e Bravíssimo.
Ambas as peças contam com criação, atuação e dramaturgia de Ricardo Guilherme, cuja trajetória de mais de 40 anos se multiplica entre as funções de ator, diretor, dramaturgo, jornalista, pesquisador do teatro cearense e professor da UFC. No início de 2013 José de Ipanema ministrou uma palestra sobre sua dissertação na UFC, evento que teve repercussão nos jornais O POVO e Diário do Nordeste (edição de 8 de janeiro de 2013).
O treinamento e a técnica do ator do TRB, observados pelo prisma de sua capacidade desfabulação e de sua presença cênica, além do mito encarado como ferramenta criativa para a apresentação da brasilidade, representam o cerne do livro. Esses conceitos são desenvolvidos fundamentalmente à luz dos estudos de Hans-Thies Lehmann sobre a fábula brechtiana (2009), de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a produção de presença (2010) e de Nicolas Bourriaud sobre a altermodernidade (2011).
Foto: Reprodução