Aprovada em Fortaleza a realização do primeiro casamento gay coletivo

Acontece

30 casais homossexuais serão contemplados com uma cerimônia coletiva em Fortaleza

casamento

A Câmara dos Vereadores de Fortaleza aprovou nesta terça (6) um requerimento feito pelo vereador Paulo Diógenes (PSB) para a realização do primeiro casamento gay coletivo na capital cearense. A aprovação da pauta contou com o apoio da Coordenadoria da Diversidade Sexual.

No próximo dia 7 de junho 30 casais homossexuais participarão de uma cerimônia coletiva no parque das crianças. O vereador Paulo Diógenes disse que a medida tem o objetivo de garantir às famílias mais humildes todos os direitos que um casamento civil dá ao casal homossexual, como divisão de bens, adoção de filhos e direito a herança por exemplo.

“O Centro de Referência LGBT tem recebido essa demanda de pessoas que querem oficializar a união, mas não têm condições financeiras. Muitos vivem a vida inteira juntos, mas quando um deles morre não fica com direito algum, e, com isso, querem oficializar a união”, argumentou Jorge Pinheiro, o coordenador de políticas para a diversidade sexual. Jorge Pinheiro também afirmou que Fortaleza é a terceira capital do Brasil com maior número de homossexuais. “Esse é apenas o primeiro casamento coletivo do Nordeste com a nova legislação, mas queremos continuar fazendo outros”, disse o coordenador.

As inscrições dos interessados em participar do ato estão abertas até o dia 13 de maio. Para se inscrever e receber orientações é preciso comparecer ao Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, situado na Rua Pedro I, 461 – Centro.

Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter