Não tampe aos ouvidos quando ouvir uma crítica, elas podem ser uma oportunidade de crescimento
Na vida e no trabalho, é preciso saber ouvir o feedback que as pessoas te dão, pois é assim que você sabe como suas atitudes estão sendo vista pelos outros. Além de ser uma oportunidade para crescer. Preste atenção se você ouve mais críticas do que reclamações no dia. Vale aquelas ditas por uma amiga, pelo marido, chefe e até dos filhos. Atente-se também q quais deles você dá ouvidos. Não desperdice a oportunidade de crescer e mudar para melhor.
Compreender um retorno das atitudes, no entanto, exige treino. É preciso controlar a tendência de querer controlar se a avaliação será positiva ou não. Tudo que for dito deve ser encarado como um empurrão para alcançar um objetivo, seja relacionado à carreira ou à vida amorosa. Deixe sempre os julgamentos interpretações para depois. Concentre-se na mensagem que está sendo dita.
Essas mensagens contêm pistas significativas de como você pode melhorar e assim chegar onde quiser. Quem não consegue colocar tal ideia em prática, acaba tornando o processo em algo doloroso. É quase instintivo, algumas pessoas tem reações pouco receptivas, tentam se defender, se justificar ou ficam indiferentes. É uma maneira que a pessoa encontra de se autopreservar. É uma reação ao medo de não saber como estamos sendo vistos pelo outro.
Na vida profissional, os feedbacks tem hora para acontecer. São organizados e são, geralmente, regulares. Na vida pessoal, no entanto, não acontecem tão explícitos. Às vezes, é um olhar diferente do marido, uma brincadeira da amiga ou até um e-mail inesperado. Esses sinais também representam uma grande oportunidade de autoconhecimento e mudança.
O que vem após o feedback é melhor, mas no início é normal que pareça um risco, pois o que nos aproxima é a vontade de aprimoramento. Siga quatro dicas básicas para sempre receber bem um feedback e assim sempre evoluir:
– Controle seus pensamentos: atente-se apenas ao que está sendo falado. Não interrompa e mantenha uma postura aberta.
– Controle os impulsos: apesar de ser instintivo a vontade de fugir ou atacar, podem acabar prejudicando as relações. Nada de fazer comentários irônicos ou agressivos.
– Repita a mensagem: faça um resumo, em voz alta, daquilo que foi dito. Isso facilita a compreensão e mostra que você estava atento e é a chance de compreender pontos vagos da mensagem.
– Reflita: em outro momento, sozinho e tranquilo, reflita sobre o que foi dito, pense nos exemplos, seja sincero e a evolução virá.
Fotos: Reprodução