Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni apresentam trabalho em Los Angeles.
Aconteceu em Los Angeles a maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair). Um projeto de fortaleza esteve entre os 18 projetos brasileiros selecionados para competir com estudantes do mundo inteiro. O projeto que representou o Ceará na Feira foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, localizada em Fortaleza, e tem um foco artístico, diferente dos demais que são focados em ciências.
A coordenadora da escola, Elisângela Alves, declarou que em 2010 começou a perceber dons artísticos em alguns de seus alunos. A professora com outros professores montou um grupo com os jovens interessados, e o projeto foi tomado forma, proporções maiores e um nome: Philos. Desde o ano passado os jovens do grupo Philos contam com as aulas de um professor contratado pela Seduc para atender as demandas do grupo.
A participação na Feira de Ciências foi possível porque alguns alunos interessados por projeto de pesquisa se juntaram e montaram um trabalho em cima das criações do grupo Philos. O projeto foi inscrito em várias feiras, e uma delas foi a Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia no Rio Grande Sul, que premiava o trabalho vencedor com a participação na Intel ISEF em Los Angeles. O projeto dos jovens cearenses conquistou o prêmio, dando aos alunos o direito de participar da maior feira de ciências do mundo. Dois alunos e um professor passaram uma semana em São Paulo aperfeiçoando o inglês e fazendo um curso sobre a feira.
Fernanda Sato, gerente de Educação da Intel Brasil, disse que “os projetos selecionados para o ISEF este ano mostram como os jovens brasileiros estão se preocupando em desenvolver novas soluções para problemas que fazem parte do nosso cotidiano. A complexidade e uso da tecnologia só confirmam o grande potencial destes estudantes”.
A Elisângela Alves falou do reconhecimento do trabalho realizado e do orgulho de seus alunos, que depois dessa experiência, gostarão ainda mais da escola Júlia Giffoni.
Foto: Reprodução