Você provavelmente já deve ter escutado essa frase: “Em todo canto têm um cearense!”. E é verdade! Em qualquer lugar do mundo têm algum representante da nossa terrinha, até mesmo da NASA! Isso mesmo! A partir de setembro, um cearense chamado Eduardo Brito Almeida, vai fazer parte da agência espacial americana.
Eduardo tem 30 anos, estuda nos EUA há cinco anos, é graduado em engenharia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e foi convidado pela NASA para desenvolver pesquisas que ajudarão a aperfeiçoar os robôs espaciais da agência! Como bolsista do projeto Pré-Doutoral Harriett G. Jenkins, o cearense trabalhará com desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam a locomoção robótica autônoma e segura. “Em minha pesquisa quero aperfeiçoar a leitura tridimensional de superfícies. Quero que ela seja impactante”, diz.
De acordo com o pesquisador, alguns robôs espaciais usados pela NASA são controlados de forma remota. “Eles são assim para evitar que colidam com algo ou caiam em buracos. Se eles puderem ler a superfície poderão mapear e escolher o melhor percurso. Isso se chama Navegação Autônoma” disse Almeida. Eduardo Almeida estagiou no Laboratório de Propulsão a Jato, de 2009 a 2010, em Pasadena, Califórnia. O centro desenvolve e gerencia aeronaves destinadas à exploração espacial. Parabéns pela conquista! Mais um brasileiro representando o nosso país pelo mundo!
Foto: Reprodução