O quarto encontro da Campanha Ceará Sem Drogas, organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, será realizado no Centro de Convenções de Sobral, nesta sexta-feira (30), às 15h, e contará com a presença do jornalista Caco Barcellos. “A AL traz ao Ceará um profissional que vai apresentar outra visão sobre a questão da dependência química. Caco Barcellos tem sido competente na retratação dos fatos sociais brasileiros para os telespectadores”, afirma o presidente da Assembleia e idealizador da campanha, Zezinho Albuquerque (Pros).
A Campanha Ceará Sem Drogas já foi realizada em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte. Os três primeiros encontros contaram com a palestra do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que relatou a sua experiência com a dependência química e como superou o vício. A mobilização também chegou ao futebol, nos jogos do Campeonato Cearense de Futebol. Os times do Ceará e Fortaleza entraram em campo com faixas da campanha.
Caco Barcellos é diretor do programa semanal “Profissão Repórter”, da TV Globo, que já produziu reportagens sobre vários temas, como a experiência de países que mudaram sua legislação sobre as drogas; o envolvimento de jovens com os entorpecentes; a triste realidade das cracolândias de São Paulo e Rio de Janeiro; a situação das famílias que sofrem com a dependência e a situação de crianças vítimas do crack.
O jornalista é autor de três livros. Um deles, “Abusado”, relata os bastidores das ações de um grupo de traficantes do Comando Vermelho. O livro mostra a curta vida dos jovens que se envolvem com o tráfico. Caco Barcellos tem 38 anos de experiência em coberturas jornalísticas. Atuou por 10 anos no jornalismo impresso, e na televisão ficou conhecido pela produção de grandes reportagens investigativas. É repórter de vídeo desde 1984, e por sete anos foi correspondente internacional em Nova Iorque, Paris e em Londres.
Fotos: Reprodução