Sedentarismo zero

Comportamento|Crianças

Quando as crianças nascem, computador, carro, escada rolante, controle remoto e elevador tornam a vida muito mais fácil e prática. Mas isso contribui para o sedentarismo da família, podendo causar uma série de doenças, como as do coração, diabetes e obesidade. Mesmo que pareça difícil, as atividades físicas devem ser encaixadas na rotina das crianças para que ela tenha um bom desenvolvimento ao longo da vida. Confira algumas trocas que você pode fazer para aumentar o movimento das crianças.

Substitua o elevador pelas escadas, pelo menos dois lances, seja subida ou descida. Troque o carro pela caminhada. Se não for possível levá-lo a escola a pé, por exemplo, estacione o carro longe para que ele ande até a porta da escola. Tudo bem as crianças assistirem TV, jogar videogames ou brincar com seu celular, mas respeite o limite de 2 horas por dia em todas as telas e sempre que possível troque por brincadeiras em clubes, praças e playgrounds.

kids2_nopatio

É possível brincar dentro de casa também. Afaste os móveis e incentive a brincadeira segura dentro de casa. Um pequeno corredor, por exemplo, pode ser o cenário de uma pista de boliche ou de corrida. Vale também morto-vivo, cambalhota, bambolê e caça ao tesouro. Se você tem uma varanda ou quintal instale uma cama elástica para as crianças pularem. O importante é manter as crianças em movimento!

Dê o exemplo! Um estudo feito com 554 mães com filhos de 4 anos concluiu que as mães que fazem exercícios físicos têm filhos mais ativos e o contrário também é verdadeiro. Portanto, se você não se movimenta muito, não espere que a criança tome essa iniciativa. Mexa-se com ela.

 

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter