Não é sempre que os amigos estão dispostos, com o tempo e orçamento bons para nos acompanhar em uma viagem de férias. Transforme essa situação negativa, que poderia ser um motivo para desistir, em uma oportunidade para desfrutar das vantagens de viajar sozinho. Muita gente considera inclusive melhor do que viajar com um grupo. E é mais simples do que você imagina. A experiência é enriquecedora e vale a pena em qualquer idade. Confira as dicas!
Seu roteiro
Quando estamos em grupo, precisamos concordar em um roteiro para todos, mas nem sempre dá para visitar tudo que você desejava. Viajando sozinho, você pode acordar na hora que achar necessário e visitar o que tem vontade, como aquela parte da cidade que não é tão turística, mas você sabe que encontrará boas experiências por lá. Sair sozinho em uma cidade desconhecida também traz outro benefício: você tem que se virar o tempo todo e resolver todos os problemas, seja indicação de caminhos a pedidos em um restaurante.
Idioma na ponta da língua
Dependendo do país, você não vai encontrar quem fale inglês ou espanhol para te ajudar na rua. No entanto, isso não é um problema. Mímicas e sinais são universais e você pode contar com a ajuda deles para se comunicar. Mas se você já fala o idioma do país, bem melhor! É a oportunidade que você esperava para falar 100% do tempo no idioma e assim voltar para casa aperfeiçoado e fluente.
Amigos estrangeiros
Viajar sozinho é estar aberto para novas amizades e companhias para passeios e saídas, principalmente noturnas. Neste tipo de viagem, qualquer troca de palavras já é a chance de fazer um novo amigo. Uma saída para encontrar amigo para conhecer a cidade é hospedar-se em hostel ou pousada, pois estão repletos de pessoas na mesma situação que a sua e então fica mais fácil se enturmar e praticar bem mais o idioma.
Tudo de cultura
Quando se viaja desacompanhado, o foco da viagem é as paisagens, a forma da cidade e sua cultura. Portanto, você tem mais tempo para absorver a história da cidade, prestar atenção aos costumes da população e deixar os preconceitos de lado. Abra a cabeça para o novo e visite locais típicos dos moradores da cidade.
Além de todos esses benefícios, uma viagem solitária pode ser o momento perfeito para o autoconhecimento. Essa é a hora de prestar atenção nas suas reações, em como resolve os contratempos, quais seus limites e tirar um tempo para refletir e repensar sobre você. Não fique parado! Viaje e explore o mundo sozinho mesmo!
Fotos: Reprodução