Fortaleza vive a expectativa de receber mais de 700 mil turistas durante o período da Copa do Mundo FIFA, sendo mais de 150 mil estrangeiros (segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo), ganha importância a presença de profissionais bilíngues, capacitados a intermediar o contato entre visitantes e a comunidade e a cultura locais. O Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar, equipamentos da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, que seguirão abertos ao público durante o período da Copa, contam com guias capacitados a receber, em inglês, os estrangeiros que desejarem saber mais sobre a cultura e a arte do nosso Estado, através de visitas a dois dos principais equipamentos culturais do Ceará.
O Museu do Ceará conta com o trabalho de três estudantes das áreas de Turismo, História e Pedagogia, que desenvolvem funções no Núcleo de Educação do Museu. De acordo com o coordenador do núcleo, Roberto Sabino, esse é um trabalho fundamental para que o visitante, seja ele aluno de escolas da rede estadual ou um turista nacional ou internacional, possa percorrer o Museu “caminhando efetivamente pela história do nosso Estado”. Roberto destaca que esses educadores recebem, no próprio Museu, formação sobre educação patrimonial capacitação para dar ao visitante todas as informações acerca da história do Ceará, contada por meio do acervo do Museu.
Para a diretora do Museu, a historiadora Carla Vieira, a formação bilíngue desses educadores é um diferencial importante “porque o turista que visita um Museu quer interagir com a cultura do que está sendo visualizado, e por meio do diálogo essa interação se dá de forma mais plena”. Os dados sobre a visitação do Museu, conforme a diretora, não trazem informações qualitativas, portanto, não há uma aferição exata do número de visitantes de fora do Brasil que vão ao Museu do Ceará. “Mas podemos garantir que todos os dias recebemos visitantes falando um outro idioma”, aponta a gestora, indicando o cuidado permanente com a recepção a esse público.
O Museu do Ceará, que fica na Rua São Paulo, 51, Centro, pode ser visitado de segunda-feira a sábado, sempre das 9h às 17h. Educadores bilíngues estão presentes em todo o horário de funcionamento do Museu. A entrada é franca.
Theatro José de Alencar
Já o Theatro José de Alencar, uma das mais importantes referências artísticas e turísticas do Ceará, conta com guia bilíngue, capacitado a receber turistas para visitas guiadas em inglês, das 14h às 17h, de terça a sexta-feira e também aos domingos. Oportunidade para visitantes estrangeiros conhecer de perto, e com detalhes, a edificação histórica de 1910, os jardins de Burle Marx e o Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena), anexo ao prédio histórico. A visita guiada, que é uma atração permanente do Theatro José de Alencar e uma oportunidade de conhecer toda a riqueza do grande complexo cultural que é o TJA, também está acessível em inglês, no período da tarde, na maior parte dos dias da semana, destaca a direção do Theatro. A visita inclui várias informações sobre a história e o presente deste importante patrimônio cultural do País.
O Theatro José de Alencar fica na Rua Liberato Barroso, 525, Centro. As visitas guiadas ao TJA acontecem de terça a sexta-feira (às 11h, 12h, 16h e 17h) e aos sábados, domingos e feriados às 14h, 15h, 16h e 17h. De terça a sexta, nos horários da tarde, e aos domingos, está disponível visita guiada em inglês. Os ingressos custam R$ 4,00 (R$ 2,00 para estudantes).
Fotos: Reprodução