Um novo experimento de seis meses de duração foi iniciado na França para incentivar as pessoas a irem ao trabalho de bicicleta. Cerca de 20 empresas do país decidiram pagar 20 centavos de Euro para cada quilômetro percorrido para os seus 10 mil funcionários. O Ministro dos Transportes, Frédéric Cuvillier, afirmou que a expectativa é que os incentivos aumente em 50% o uso de bicicleta na locomoção de casa para o trabalho.
Na França, as bicicletas já representam 2,4% de todas as viagens de casa para o trabalho, somando cerca de 800km com uma distância média de 3,5 km por viagem. Outros países da Europa também incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, como Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Grã-Bretanha.
Os incentivos vão desde redução de impostos a pagamentos por quilômetros percorridos. Na Bélgica, o Governo isenta os impostos há mais de cinco anos para quem pedala e cerca de 8% dos deslocamentos no país são feitos na bicicleta. A Holanda tem 25% dos seus trabalhadores usando bicicletas para irem até o trabalho.
Fotos: Reprodução