Capital cearense terá missas em cinco idiomas

Acontece

Já são muitos os turistas em Fortaleza, com a abertura da Copa do Mundo 2014, o número de estrangeiros andando pelas ruas da capital cearense aumentará. Dessa forma, a Arquidiocese de Fortaleza criou os “dez mandamentos” para a Copa do Mundo no Ceará.

A exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos temas que será enfatizado pela igreja durante o período de realização do Mundial, e está compemplado no primeiro mandamento estabelecido pela igreja para a Copa, “respeite nossas crianças, jovens, adultos e idosos. A nossa gente é a nossa história”.  Outro mandamento que aborda a temática da exploração sexual é o sétimo: “admire nossas mulheres com a mesma admiração que tem com sua mãe, irmã, filha e sua melhor companheira. Elas não são descartáveis”.

Os protesto também merecem um lugar de destaque nos mandamentos, o bispo auxiliar de Fortaleza afirmou depois de mencionar o segundo mandamento que pede a conservação dos patrimônios públicos e particulares: “A Igreja entende as manifestações e seus pedidos, mas não apoia o vandalismo e a violência”. A paz e o respeito à população também estão presentes nas orientações dadas pela Igreja, assim como a tolerância em caso de derrotas sofridas pela seleção brasileira durante os jogos da Copa.

Para possibilitar que os estrangeiros também tenham acesso às celebrações espirituais, a Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o projeto Copa do Mundo Dignidade – Paz. O projeto contempla a ideia de disponibilizar missas celebradas em cinco idiomas:  espanhol, francês, inglês, italiano e alemão. Apenas dez igrejas oferecerão essa programação. De acordo com o padre Gilson Soares que é coordenador da Pastoral do Turismo, o objetivo é incentivar a participação dos turistas nas programações da igreja.

As missas acontecerão do dia 14 de junho ao dia 4 de julho. As igrejas  próximas dos pontos turísticos foram escolhidas para oferecer estas programações.

 

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter