Nesta última quarta (11) motoristas e cobradores decidiram em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Ceará, entrar em greve a partir de segunda-feira (16). Cerca de 230 trabalhadores aprovaram de forma unânime a decisão pela paralisação da categoria.
A greve será anunciada ao Ministério Público do Ceará (MP-CE) e à Prefeitura de Fortaleza nesta quinta (12). O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tem 72h para aceitar as reivindicações do Sintro e impedir que a greve de fato aconteça.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza desenvolveu um plano para garantir o transporte público durante a Copa do Mundo. O chefe da Divisão de Planejamento da Etufor, Miguel Guimarães, afirmou que “em uma greve normal, a justiça determina que a categoria garanta um percentual mínimo de ônibus para atender à população. Além disso, existe o transporte complementar (operado por vans) que pode ser integrado ao transporte regular”. Miguel argumentou também que a população vai sofrer um pouco caso a decisão da greve permaneça, mas um plano está em desenvolvimento para que os transtornos sejam minimizados.
Foto: Reprodução