Na última quinta-feira (12), a Arena Corinthians, em São Paulo, recebeu a abertura da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 com um jogo emocionante entre Brasil e Croácia. A seleção brasileira ganhou a partida de 3 a 1, o que animou o país. Em homenagem ao mundial, preparamos uma matéria sobre curiosidades e assuntos relacionados ao esporte nas 12 cidades-sede dos jogos. Nada melhor que poder continuar curtindo um pouco de futebol antes ou depois de cada jogo, seja no Nordeste, seja no Sul, conhecer as cidades-sede: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
FORTALEZA, Ceará
– Dois dos mais populares times de futebol do Brasil estão em Fortaleza; Ceará Sporting Club (cerca de 1 milhão de torcedores) e Fortaleza Esporte Clube (por volta de 900 mil). A rivalidade entre as apaixonadas torcidas é uma das mais acirradas do País. Fortaleza (CE), foi a primeira cidade-sede a entregar o estádio pronto para a Copa 2014, em dezembro de 2012. Inaugurado no mês seguinte, a Arena Castelão, motivo de orgulho dos cearenses, tem capacidade para 67 mil torcedores e é, ao mesmo tempo, imponente e aconchegante. Quem não for ao estádio assistir ao jogo entre Brasil e México, que acontece nesta terça-feira (12/06), e aos demais jogos sediados pela capital cearense, poderá acompanhar as partidas em diversos bares espalhados pela cidade.
NATAL, Rio Grande do Norte
– A primeira bola de futebol chegou a Natal em 1903, trazida pelos irmãos Fabrício e Fernando Pedroza, depois de passarem uma temporada de estudos na Inglaterra. Foram eles que criaram o primeiro clube da cidade, o Sport Club Natalense, em outubro de 1904. Na época, no entanto, reinava o amadorismo. Quem jogava futebol desconhecia as regras originais do esporte, que só chegaram a cidade em 1915, pelo estudante universitário suíço Alberto Roselli. Foi a partir de então, que surgiram, em Natal, as primeiras e principais equipes do Rio Grande do Norte: Alecrim, América e ABC.
RECIFE, Pernambuco
– A cidade de Recife é apaixonada por futebol. Os três principais times da cidade – Sport, Náutico e Santa Cruz – reúnem uma coleção de fanáticos. O Club Náutico do Recife, em 1905, o primeiro da cidade. Era formado por um grupo de ingleses que se reunia aos domingos para jogar futebol em campos improvisados. No mesmo ano, surgiu o Sport Club de Recife, fundado por um pernambucano que retornava de uma temporada na Inglaterra. O estádio desse time – Ilha do Retiro – foi, em 1950, o primeiro das regiões, Norte e Nordeste, a sediar um jogo da Copa do Mundo da FIFA.
SALVADOR, Bahia
– Foi o baiano Zuza Ferreira, depois de passar uma temporada na Inglaterra, quem conduziu o futebol em Salvador, em 1901, ao trazer em sua bagagem de volta, uma bola de couro. Em 102, o esporte passou a ser praticado no Clube Vitória (que mais tarde daria origem ao Esporte Clube Vitória), e em 1903, disputou-se a primeira partida de futebol da Bahia. No ano seguinte, já havia formado uma liga. Os soteropolitanos são, dentre os brasileiros, os que mais marcam presença em estádios. Os torcedores dos rivais Bahia e Vitória são apaixonados por futebol e costumam acompanhar de perto o desempenho de seus times.
RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro
– A Cidade Maravilhosa é um celeiro de craques do futebol brasileiro. Zico e Romário são exemplos de cariocas da gema que fizeram história no futebol nacional. O esporte faz parte da essência da cidade, que abriga diariamente uma série de peladas nos campinhos espalhados por todos os cantos. Quatro grandes clubes – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo – dividem a dedicação dos torcedores. O rubro-negro Flamengo reúne mais de 30 milhões de integrantes (a maior torcida do Brasil). O Maracanã foi construído especialmente para a Copa do Mundo de 1950 e sediou a fatídica derrota para o Uruguai, no dia 16 de julho. Na época, era o maior estádio do planeta.
SÃO PAULO, São Paulo
– O futebol brasileiro nasceu em São Paulo. Foi o paulistano Charles Müller que trouxe o jogo inglês para as terras tupiniquins, em 1894. No dia 3 de maio de 1902, Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Consolação, foi o palco da primeira partida de futebol do Brasil. Na ocasião, a Associação Athlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia. São Paulo é, hoje, a cidade que mais tem estádios no país; são 13 só na região municipal. O do Morumbi, com capacidade para 72 mil pessoas, é o maior da cidade. O do Pacaembu abriga o Museu do Futebol. Três dos principais times do país – Corinthians, Palmeiras e São Paulo – estão sediados em São Paulo.
BELO HORIZONTE, Minas Gerais
– A questão principal quando alguém encontra um belo-horizontino é quase sempre a mesma: Galo ou Raposa? A cidade é apaixonada por futebol e vive sob uma atmosfera constante de rivalidade entre dois dos mais competitivos times do futebol brasileiro, o Clube Atlético Mineiro, cujo mascote é um galo, e o Cruzeiro Esporte Clube, representado por uma raposa. Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multi-campeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 58.170 espectadores, vai estar completamente reformada para receber seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incluindo um confronto de semifinal.
BRASÍLIA, Distrito Federal
– Em Brasília, há mais torcedores de times de outros Estados, como Flamengo e o Vasco, do que em outros locais, como o Gama e o Brasiliense, onde joga Romarinho, o filho do ex-craque carioca Romário. Mesmo que não tenha tradição no futebol, Brasília é berço de alguns grandes talentos do popular esporte. Dois deles já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: Kaká nasceu em Gama, região que dá nome a um dos times locais, e Lúcio começou a carreira no time local de Planaltina, onde nasceu e passou parte da infância.
CUIABÁ, Mato Grosso
– É casa do Mixto Esporte Clube, time mais popular de Mato Grosso e dono de uma das maiores torcidas do Centro-Oeste, mas não figura na primeira divisão do campeonato brasileiro desde 1987. A história da equipe é bastante curiosa, surgiu como um tome feminino dedicado as discussões e saraus literários no início dos anos 30. Em 1934, a então líder do time, Zulmira Canavarros, decidiu ampliar as adesões, permitindo a entrada de homens. Daí surgiu o nome “Mixto”. Zulmira foi a última mulher a presidir do time, que começou suas atividades futebolísticas em 1940.
CURITIBA, Paraná
– A cidade é casa de dois dos maiores times do campeonato brasileiro: Coritiba e Atlético Paranaense. O clássico Alétiba é um dos mais importantes do futebol nacional. Até março de 2014, Curitiba era o grande celeiro de carques do Paraná, posto tomado pela cidade de Londrina. O lateral-esquerdo Adriano foi revelado pelo Coritiba; o atacante Thiago Neves pelo Paraná Clube.
PORTO ALEGRE, Rio Grande do Sul
– Dois campeões mundiais – o tricolor Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e o clorado Sport Club Internacional – dividem as atenções dos numerosos torcedores de Porto Alegre. As duas equipes são conhecidas por terem revelado grandes craques do futebol nacional. Ronaldinho Gaúcho, Renato Gaúcho e o técnico da seleção brasileira; Luiz Felipe Scolari são crias tricolores; o goleiro Taffarel, Dunga e Alexandre Pato despontaram do Internacional. Os dois estádios que abrigam essas grandes equipes – Olímpico e Beira Rio – são abertos à visitação do público em geral.
MANAUS, Amazonas
– Manaus foi uma das primeiras cidades brasileiras a conhecer o futebol. O esporte chegou à capital amazonense por meio dos próprios ingleses, inventores do jogo original. Em 1908, um grupo de engenheiros, bancários e comerciantes ingleses fundou o Manaus Athletic Club, que conquistou as duas primeiras edições do Campeonato Amazonense de Futebol, em 1914 e 1915. Na época, Manaus abrigava um alto número de estrangeiros, que trabalhavam na extração de látex, no chamado ciclo da borracha.
Fotos: Reprodução