Espetáculo sobre a vida de Greta Garbo em Fortaleza

Agenda Cultural|Conheça Melhor|Cultura

Uma das mulheres mais admiradas do mundo, Greta Garbo, reconta a sua história – inclusive seus amores, desamores, a vida em Hollywood, a pressão para ser eternamente uma diva, a decisão pelo isolamento e a luta contra a velhice. Este é o mote do espetáculo teatral Cheia de Garbo – os mistérios de Greta, que estreia nesta sexta-feira (27), às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Dirigida por Ricardo Andrés Bessa, a peça abrange quase cinco décadas da vida da atriz sueca, admirada por sua beleza e talento, mas que aos 36 anos e no auge do sucesso resolveu deixar os estúdios e viver sozinha no seu apartamento em New York, fugindo do assédio de fãs e da imprensa.

Quem dá vida à personagem é a atriz e cantora Ivanilde Rodrigues, que está há três anos longe dos palcos e foi dirigida por Ricardo Andrés Bessa em duas outras ocasiões: ‘Bastidores’ (2000) e ‘Os olhos de Bette Davis’ (2005), pelos quais ganhou o prêmio ‘Destaques do Ano – Grupo Balaio’, na categoria melhor atriz. A ideia de criar um espetáculo sobre Greta surgiu em 2009, quando Ricardo leu um artigo com o termo ‘Cheia de Garbo’. A partir daí, foram dois anos de pesquisa até sair a primeira versão da peça, que tinha então cinco personagens. “Fomos aperfeiçoando o projeto, até chegarmos ao formato atual, com Ivanilde no papel principal e a participação especial de Deugiolino Lucas como mordomo”.

Todo o texto de Cheia de Garbo – os mistérios de Greta foi montado a partir de fatos reais, registrados na sua biografia e nas poucas entrevistas que concedeu ao longo da vida – um total de 14 em 85 anos. “Nenhum fato foi inventado, inclusive, muitas das frases foram ditas pela própria Greta. Fiz um trabalho de costura dessas informações e a transposição para a linguagem teatral”, explica o diretor. Ivanilde se prepara há três anos para o papel, o primeiro solo dramático em quase 20 anos de carreira. “Eu topei este desafio que o Ricardo me propôs, porque interpretar no meu primeiro solo uma personalidade emblemática como a de Greta é, de fato, se jogar em um abismo”, confessa.

A Companhia de Teatro Ribalta inicia suas atividades com o espetáculo “Cheia de Garbo-Os mistérios de Greta”.
Dias 27, 28 e 29, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia). Classificação livre.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter