Turistas internacionais devem voltar à Fortaleza

Acontece

Nesta terça (24), a Arena Castelão receberá 31,9 mil turistas para assistir o jogo entre Costa do Marfim e Grécia. O número representa 55% dos 58 mil ingressos vendidos para a partida. De acordo com dados da Fifa divulgados pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), serão 19,14 mil torcedores internacionais e 12,76 mil nacionais.

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) acredita que 20% dos visitantes internacionais voltem à Fortaleza nos próximos dois anos. Já o turista nacional, a estimativa é de que aproximadamente 50% retornem. A Setfor entende que a capital cearense leva vantagem por já ser considerada um destino turístico consolidado. Um trabalho de apresentação dos principais pontos turísticos é realizado pela secretaria durante a Copa do Mundo com o objetivo de despertar no turista o interesse de voltar à capital.

Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, disse que as expectativas geradas com a visita de torcedores internacionais à capital cearense já foram superadas. “Ainda não fizemos o balanço mas o saldo é positivo”, afirmou o secretário.
Regis Medeiros, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), acredita que o maior legado da Copa é a mídia gerada sobre as cidades-sede. “Essa mídia internacional tem um valor imensurável. Os bilhões de pessoas que estão nos vendo no mundo todo, somado aos milhares que vieram para cá vão dar ao Brasil um crescimento exponencial”, argumenta Regis.

O Ministério do Turismo divulgou ontem um Levantamento feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que mostra a importância da visibilidade gerada pela Copa do Mundo e sua relação com o crescimento do turismo internacional. Evidentemente estes efeitos devem ser observados a longo prazo. Um exemplo disso é o turismo na África do Sul, país que sediou o mundial em 2010, que experimenta um crescimento do setor mesmo depois de quatro anos.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter