Copa e aprendizados

Acontece

Desde a abertura da Copa Fortaleza vem ganhando novos ares. O litoral e as vias que dão acesso a Arena Castelão estão mais limpas, iluminadas e organizadas. A população está em festa na capital cearense, exibição dos jogos nas calçadas, comemoração nas ruas da cidade, um clima empolgante e contagiante. Fortalezenses e turistas lotam a avenida Beira Mar, cantam, se confraternizam e aproveitam o melhor deste evento: o intercâmbio cultural.

Grande parte da população está se divertindo com a Copa das Copas. Mas as pessoas defendem a ideia de que os pequenos e importantes cuidados com a Cidade deveriam ser executados em todo tempo, não apenas durante um evento grandioso. “Essa Copa prova que é possível ter uma capital melhor, bonita e organizada. Agora sabemos que os governos têm condição para manter a limpeza, a sinalização das avenidas. Tem muito policiamento, conforto, gente nas ruas. Se depois da Copa tivesse pelo menos a limpeza nos bairros, já seria uma evolução”, afirmou o vendedor ambulante de 32 anos, Luciano Albuquerque.

Muitos estrangeiros vieram ao Ceará por conta da Copa do Mundo 2014. Na partida entre Alemanha e Gana, 52% dos 60 mil ingressos disponibilizados pela Fifa foram adquiridos por turistas internacionais. Com o fluxo intenso de pessoas circulando pela cidade, as praias e o Mercado Central ficaram lotados. Os vendedores estão se virando como podem, uns gesticulam, outros ariscam algumas palavras, mas sempre com um clima gostoso de festa.
“Está sendo um evento bom para as vendas. Não só por ter turista circulando, mas por ter segurança – que acaba deixando as pessoas à vontade nas ruas.Mas não deveria ser só durante a Copa, né?”, questiona Alfredo Ribeiro, 29.

fortaleza

Samuel Diógenes, estudante, 26, disse que está surpreso com a segurança nas ruas. “Andar pela cidade, ver o clima de festa, ver tantos policiais transmite uma sensação de segurança”, afirmou o estudante. Já para a Bruna, 28 anos, o que mais atrai a sua atenção é a limpeza nas ruas e as sinalizações nas avenidas. “É lindo de ver as ruas sinalizadas e limpas, seria muito bom se fosse sempre assim”, afirmou entusiasmada com a cidade que mora.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter