Hemoce recebe doações em horário especial

Acontece

A sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), no Rodolfo Teófilo, estará funcionando em horário especial até amanhã. Com o objetivo de manter o banco de sangue no período da Copa do Mundo e garantir a estabilidade do estoque do centro, o atendimento acontecerá das 7h30min às 20 horas. Os jogadores do Ceará Sporting Club participaram da campanha “Nossa torcida é pela vida” e visitaram o hemocentro na noite desta terça-feira (1).

A assistente social Alexandra Moraes, funcionária do Hemoce, falou que as doações são importantes em períodos de grandes eventos. “Infelizmente, percebemos redução no número de doações nesse período do Mundial. Essa campanha é uma tentativa de captar mais doadores”, afirmou Alexandra. “O banco de sangue precisa estar preparado se houver algum acidente ou catástrofe. A cidade está repleta de turistas, o que também pode influenciar na necessidade de sangue”, completou a assistente social. De acordo com ela, a maior carência é pelos tipos de Rh negativo e O+.

250 doações diárias é o que o Hemoce precisa para manter os estoques abastecidos. Mas a meta não é atingida. Com um evento mundial acontecendo, o órgão necessita aumentar em 30% as doações, porém com os jogos da Copa do Mundo, o número de voluntários diminuiu. “Percebemos que as pessoas deixam de doar durante os grandes eventos, pois o público fica focado nas comemorações. A necessidade por sangue, no entanto, é permanente”, argumenta Alexandra.

Todas as doações feitas na sede do Hemoce, no centro, são direcionadas, de acordo com a necessidade, para hospitais da rede pública do Estado ou de instituições particulares que mantêm leitos pelo SUS. As doações também podem ser agendadas por telefone. Além da sede da instituição, os doadores podem procurar também o posto de coleta do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter