Depois de concluído o prazo de registro dos candidatos que disputarão as eleições, começou neste domingo (6) o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet. A presidente Dilma Rousseff entrou no período oficial de campanha sem compromissos públicos para o domingo. Já o candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, participou do 17º Festival do Japão, em São Paulo. O ex-governador Eduardo Campos, candidato do PSB, deu início à campanha oficial ao lado da candidata a vice Marina Silva em uma comunidade da periferia de Brasília. O Horário eleitoral gratuito veiculado no rádio e televisão, terá início apenas em 19 de agosto.
Uma lista de normas é responsável por regulamentar o período das campanhas, com o objetivo de garantir igualdade de oportunidade aos candidatos.
De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos devem obedecer as orientações no que diz respeito ao tamanho dos cartazes, os locais onde eles podem ser afixados e os horários liberados para a realização de comícios. A atuação de agentes públicos nas campanhas políticas e as ações vedadas são determinadas por lei. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a instalação de outdoors com propaganda de candidatos é um dos erros mais comuns neste período.
A Lei das Eleições (9.504/97) determina que o tamanho dos cartazes de propaganda eleitoral não pode passar de 4 metros quadrados, sendo proibida a colagem de vários um do lado do outro. Multas de até R$ 8 mil serão cobradas caso haja descumprimento das normas.
O advogado eleitoral Torquato Jardim afirma que a colagem de cartazes próximos uns dos outros costuma ser uma das infrações mais comuns no período eleitoral.
Os candidatos podem utilizar aparelhagem de som em comícios realizados entre 8h e 24h. Já a apresentação de artistas é proibida, mesmo que não seja remunerada. Os auto-falantes podem ser usados até 22 horas nas sedes dos partidos. Na internet, depois de informar a Justiça eleitoral, a propaganda fica liberada para acontecer no site do partido, em blogs e redes sociais. Mas é proibido todo tipo de propaganda paga na internet.
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