Com a chegada do período das férias escolares, cresceu a demanda pela emissão de documentos de identidade para crianças e adolescentes na Casa do Cidadão localizada na sede da Assembleia Legislativa (AL) de Fortaleza. A procura, que era em média de 40 solicitações por dia, mais que dobrou, chegando a 85 solicitações/dia desde o começo do mês de junho.
Em entrevista ao portal da AL, Isaac Moreira, coordenador-substituto, afirma que “90% desses atendimentos é de crianças de até 12 anos ou 13 anos”. Ainda segundo ele, a Casa do Cidadão tem capacidade de realizar até 126 atendimentos por dia.
Outro fator apontado como determinante para o aumento nesse número de solicitações foi a lei de dezembro de 2013 que determina a apresentação do documento de identificação – RG ou certidão de nascimento – de crianças e adolescentes menores de idade que comprovem parentesco com o acompanhante responsável na entrada de cinemas, teatros e circos.
Além do RG, na Casa do cidadão é possível ainda solicitar outros documentos como o CPF. O posto funciona na Assembleia Legislativa, no edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II, na rua Barbosa de Freitas, s/n, esquina com a Avenida Pontes Vieira.
O que é preciso para tirar seu RG?
Para retirar tanto a primeira quanto a segunda via do documento de identidade, são necessários os seguintes documentos (originais e cópias):
- Certidão de Nascimento
- Identidade do responsável (se quem for tirar tiver entre três e 15 anos. Jovens acima de 16 anos podem solicitar o documento desacompanhados)
- Duas fotos 3×4 recentes (as fotos, não se deve utilizar piercings, brincos (para homens), lentes de contato que mudem a cor dos olhos, lenços, tiaras, presilhas ou qualquer outro adorno de cabelo)
Crianças com menos de três anos de idade não podem tirar documento de identidade. O prazo de entrega é de até 30 dias.
Fotos: Reprodução/Bia Medeiros