A adolescência é uma fase complicada não só para os pais, mas principalmente para quem está passando por ela. São muitos hormônios em ebulição. É um período onde ocorrem mudanças tanto no corpo quanto na cabeça, e tudo é muito intenso e muito rápido.
É uma fase de muitas descobertas também. De gostos pessoais, de vontades, de possibilidades. Vamos concordar que é um período da vida, pelo menos, um pouquinho complicado, não é mesmo?
É bastante compreensível a preocupação dos pais nesse período, pensando nisso o No Pátio trouxe algumas dicas de como conviver e tentar manter uma relação mais próxima e saudável com seu filho adolescente, e assim ajudá-lo a levar todas essas mudanças de uma forma mais tranquila. Confira!
1- Converse com seu filho
Em primeiro lugar tente sempre ter um diálogo muito aberto com seu filho, sem pré-julgamentos, cobranças e sem imposições. Não transforme nenhum assunto em tabu, deixe que ele se sinta a vontade deconversar sobre tudo. Saiba falar e saiba escutar. Principalmente escutar. Muitos adolescentes não conversam por medo de que seus assuntos sejam diminuídos e até ridicularizados pelos pais. Mas não seja invasivo e nem curioso demais, isso pode assustá-los. Espere que seu filho puxe assunto de vez em quando.
2- Saiba ser amigo do seu filho
Seja sempre pai/mãe, mas saiba ser amigo. Muitas vezes é disso que o adolescente precisa para que ele se abra em uma conversa mais aberta.
3- Sabia como dizer que ele está errado
Se você não concorda com alguma atitude dele, não imponha a sua vontade. Explique, da forma mais calma e clara possível, o porquê de ele estar errado e qual a melhor forma dele agir.
4- Não deixe que problemas pessoais interfiram na relação com seu filho
Nunca deixe que problemas pessoais e conjugais interfiram no relacionamento com seus filhos e nem descontem neles esse tipo de problema. Não envolva o filho em problemas entre marido e mulher, um casamento a base de brigas pode gerar um adolescente agressivo, revoltado.
5- Não esconda problemas e deixe seu filho participar de decisões em família
Deixe-o a par dos assuntos e decisões da família. Se uma separação se aproxima, por exemplo, não faça isso as escondidas. Tente explicar pro adolescente porquê o casal chegou a essa decisão e peça a opinião dele sempre que forem decidir algo que envolva toda a família. Assim ele vai sentir que você realmente escuta o que ele fala e vai saber que o que ele pensa é importante para a família.
6- Tome cuidado com a forma que fala dele e com ele na frente dos outros
Nunca faça seu filho passar vergonha na frente dos amigos dele, isso pode acabar com o relacionamento de vocês. Também não faça críticas e nem aponte seus erros na frente dos outros, isso pode deixá-lo se sentindo inferior e até mesmo com raiva, podendo acarretar problemas maiores no futuro.
7- Saiba dar espaço para ele ficar sozinho e o momento de estarem juntos
Deixe o adolescente ter os momentos de privacidade dele. Mas também façam programas juntos sempre que possível e sem forçar a barra. Se divirtam, mostre pro seu filho que o relacionamento com os pais pode ser uma coisa leve.
8- Não seja supercuidadoso
Cuide, mas também deixe que ele aprenda com os próprios erros!
9- Seja sempre presente
Mostre pro seu filho que ele pode sempre contar com você e que você se importa com os problemas dele, independente da simplicidade do problema.
10- Seja sempre um bom exemplo para o seu filho
Não adianta falar o que é certo e fazer o errado. Os filhos são o espelho dos pais.
Para os casos mais extremos, não tenha vergonha de procurar um psicólogo. Um profissional capacitado pode ajudar bastante a melhorar seu relacionamento com seu filho. Lembre-se que você também já passou por essa fase e que a adolescência passa, mas alguns momentos vividos nessa época podem ser lembrados para sempre.
Queira ser um exemplo a ser seguido pelos seus filhos quando eles tiverem os seus adolescentes. Seguindo essas 10 dicas agora vai ser fácil ter um relacionamento feliz e tranquilo com seu filho durante a vida toda!
Fotos: Reprodução