Lembra que há pouco mais de um mês, foi dado início às obras de construção do binário das avenidas Dom Luis e Santos Dumont, na Aldeota? Desde então, uma das maiores polêmicas envolvendo a obra foi o destino da Praça Portugal, localizada no cruzamento entre as avenidas Dom Luis e Desembargador Moreira. Tal obra tem dividido – e muito – as opiniões dos moradores de Fortaleza. Muitos defendem a derrubada da praça como forma de desafogar o trânsito na região, principalmente em horários de pico, que não é nem um pouco fácil. Já outros não acreditam que a retirada de uma área de lazer arborizada será a chave para resolver a questão do intenso trânsito no local.
As primeiras fases de implantação da obra já ocorreram, e tanto a Dom Luis quanto a Santos Dumont já operam em sentidos únicos. Apesar de haver uma decisão liminar que impede o início das obras, segundo Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, ele já está tomando todas as medidas cabíveis junto a justiça para garantir a data das intervenções. Com isso, todos os processos de licitações já devem começar em agosto.
Saiba mais
O binário entre as avenidas Dom Luis e Santos Dumont é uma obra de infraestrutura realizada pela prefeitura de Fortaleza e faz parte do programa de Mobilidade Urbana. O projeto prevê a criação de duas largas vias, ambas de mão única, em sentidos opostos, com quatro faixas cada uma, calçadas e estacionamentos padronizados, além de faixas exclusivas para ônibus e ciclovias.
A primeira fase do projeto, que previa a transformação das avenidas, anteriomente de mão dupla em vias de sentido único já foi concluída. A segunda etapa, aquela que prevê a padronizaças das calçadas e estacionamentos já está confirmada segundo a Prefeitura.
Fotos: Reprodução