Você pode até não fazer a coleta de lixo seletiva na sua casa, mas sabe o que é reciclável e não reciclável, não é verdade? Papel, plástico, vidros e metais são alguns itens da lista de materiais recicláveis que todo mundo conhece e já sabe. Mas você sabia que não são todos os tipos de plástico, papel, vidro e metal que podem ser reciclados? Podem até ser reutilizados e transformados em coisas novas, mas reciclados não. Hoje, o No Pátio vai te dar uma lista do que não pode ser reciclado dentro desses materiais. Confira!
Papéis que não podem ser reciclados
Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, papel vegetal, papel celofane, papéis revestidos com algum tipo de silicone.
Plásticos que não podem ser reciclados
Cabos de panela, tomadas, isopor e bandejas de isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos, embalagem metalizada (café e salgadinho).
Vidros que não podem ser reciclados
Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, vidros temperados planos, óculos, tubos de TV e monitores, para-brisa de carros, utensílios domésticos, lâmpadas.
Metais que não são recicláveis
Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível, latas de verniz, latas de solventes químicos, latas de inseticidas. Ah! Mais uma coisa que você deve lembrar na hora de separar o lixo reciclável: “se está sujo, não pode ser reciclado”. E isso vale para todos os materiais recicláveis. Se a limpeza do material não pode ser feita, infelizmente ele vai ter que ser descartado juntamente com o lixo comum. E aqui vai uma dica pra você, aproveite a lista completa, faça coleta seletiva na sua casa e ajude o nosso meio ambiente!
Fotos: Reprodução