Das telas para o closet

Moda

Estilistas, para criarem as belas coleções que vemos nas passarelas, tiram inspiração de tudo que está ao seu redor. Sejam viagens, fotografias, filmes, personagens históricos, qualquer experiência que aguçar a criatividade destes designers está valendo – sendo elas aplicadas às peças de forma literal ou não. Mas não se pode negar que, uma das maiores fontes na qual a moda bebe e busca referências, são as obras de arte e seus respectivos artistas. A parceria entre arte e moda já vem de muito tempo, mas nunca se esgota!

img_artemoda02

Como falar da ligação entre moda e arte sem citar o famosíssimo vestido Mondrian, criado por Yves Saint Laurent nos anos 60? Um marco na história da moda, a pintura do holandês Mondrian foi aplicada neste vestido tubinho sem mangas, silhueta bastante utilizada na década, que se tornou um ícone ao estreitar os laços entre a moda e a arte moderna.

img_artemoda03

Mas a troca entre estes dois universos se mantem forte até hoje, aparecendo em desfiles e coleções bem recentes. Exemplo disso, foi a coleção lançada, em Maio deste ano, pela marca norte-americana Opening Ceremony, feita em parceria com a fundação Magritte, que usou as obras do pintor surrealista René Magritte para estampar roupas e sapatos.

img_artemoda04

Outra bem revisitada em coleções é a pintora mexicana Frida Kahlo. Apreciada por seu gosto por cores fortes e por suas telas poderosas, o estilo de Frida é abordado na moda desde 1998, quando apareceu no Verão de Jean Paul Gaultier. As referências à Frida podem vir dosadas ou misturadas à outros elementos e estilos, para variar a releitura desta personagem. A mais recente coleção que fez uma leitura da artista foi a da temporada Resort 2015, da Maison Valentino, com cores fortes misturadas a estampas.

img_artemoda05

Mas nem só de roupas se faz a moda! A arte também foi usada como inspiração pela marca Camila Klein, que se inspirou em Salvador Dalí e em seu surrealismo para criar sua coleção Verão 2014 de joias, batizada de A Liberdade do Delírio. Outra forma de abordagem foi a usada por Christian Louboutin, que optou por usar a inspiração não em suas peças, mas na campanha publicitária! O resultado? Belos sapatos e bolsas em meio às telas impressionistas de artistas como Monet e Van Gogh.

Moda e Arte: uma fonte inesgotável de surpresas.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter