Sertão do Ceará vai produzir água pelo ar

Acontece

A maioria das pessoas que leram o título dessa notícia provavelmente se questionou: “Produzir água do ar? Como assim?”.  Trata-se de uma tecnologia holandesa, que combina princípios de energia eólica, de saneamento e de refrigeração. E tudo indica que no começo de 2012, o “projeto-piloto” vai começar a funcionar no sertão do Ceará! Inovador, não é?

O projeto, que já faz um grande sucesso no Oriente Médio, é de uma empresa chamada Dutch Rainmaker, que se baseou em Leeuwarden, nos Países Baixos, e conseguiu produzir água potável do ar! Patenteada mundialmente, essa tecnologia opera um equipamento autônomo que é robusto, simples, requer pouca infraestrutura local e dispensa o uso de produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano.

O equipamento pode produzir até 5 mil litros/dia de água potável! Isso quando a velocidade do vento é superior a 2,5 metros por segundo, a temperatura for maior do que 15 graus e no momento que a umidade relativa do ar atingir um nível maior que 25%. No Marrocos, no Norte da África, e em Dubai, nos Emirados Árabes, a produção é de 5 mil a 5.500 litros/dia. Imagine isso no Ceará, onde o vento, a temperatura e a umidade do ar são maiores do que as mínimas necessárias! O resultado pode ser bem maior!

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) reuniu técnicos das secretarias de Recursos Hídricos e de C&T e da Cogerh e da Sohidra para conhecer a novidade! Os que estavam presentes, ficaram admirados com a exposição feita pelo representante da Dutch Raimaker no Brasil! Então vamos aguardar! Que esse projeto traga ótimos benefícios para o sertão cearense e mundo afora!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter