Nesta sexta-feira (25), as loas do Maracatu cearense tomarão conta da feirinha da Beira Mar, com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. Em julho, a atração será o Maracatu Vozes da África. A programação acontece a partir das 18 horas, com o cortejo e, na sequência haverá a coroação da rainha. Um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), traduzirá simultaneamente as loas e todo o cerimonial do evento para o público surdo que estiver presente no local.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o Dia 25 é Dia de Maracatu é mais do que um evento mensal para divulgar os maracatus de Fortaleza. O projeto, da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano. Acontece todo dia 25, com apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.
Maracatu Vozes da África
O Maracatu Vozes da África foi fundado em 20 de novembro de 1980 por um grupo de intelectuais, escritores, poetas, folcloristas e carnavalescos, liderados pelo jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira. A primeira apresentação pública aconteceu no carnaval de rua de Fortaleza, em 1981, quando conquistou o título de campeão.
Outros títulos vieram ao longo de sua existência. É o vencedor do Carnaval de Fortaleza 2014, totalizando assim treze troféus de campeão e sete de vice campeão que, atualmente, encontram-se expostos na sede oficial da agremiação.
Em mais de 30 anos de atividades, o Maracatu Vozes da África realizou, aproximadamente, mil apresentações públicas, sempre no intuito de expor o povo afrodescendente em seu aspecto social, econômico, histórico e cultural. Atualmente, a agremiação é dirigida por Francisco Aderaldo de Oliveira.
Serviço:
Dia 25 é Dia de Maracatu
Data: Sexta-feira, 25/07
Hoa: de 18h às 19h
Atração: Maracatu Vozes da África
Local: Feirinha da Beira Mar
Fotos: Reprodução